O que você vai ler nesse artigo
Os principais resultados que um site pode trazer
A importância de ter um site atualizado
O que não pode faltar no seu site
O site é uma das principais vitrines do seu negócio. Embora a divulgação no mundo físico não tenha perdido relevância, seu site é a identidade da empresa na internet.
Ele é a porta de entrada para que as pessoas conheçam ainda mais a história do seu negócio, seus cases de sucesso e os principais produtos e serviços oferecidos.
Entretanto, apenas criar o seu site e deixá-lo disponível na web não é suficiente para alcançar bons resultados. É preciso profissionalizar a estrutura, oferecer experiências agradáveis de navegação e garantir que o usuário sinta a satisfação de, com poucos cliques, encontrar o que deseja.
Por que o site é a identidade da empresa e é tão fundamental para os negócios
Um bom site tem o papel não só de garantir crescimento nas vendas mas, também, de trabalhar a imagem institucional de sua empresa. E, em meio a tanta competição pela atenção do consumidor, é isto o que poderá garantir o seu futuro.
Ao construir seu site sobre bases sólidas, com tecnologia atual, layout agradável e distribuição funcional, os acessos serão cada vez maiores – contribuindo para a expansão de sua marca e garantindo maior reconhecimento do público.
Os principais resultados que um site pode trazer
A internet mudou a maneira com a qual o consumidor se relaciona com as empresas. A passividade das pessoas em relação às abordagens de marketing transformou-se em uma postura ativa dos usuários, que querem ser impactados somente com informações que eles desejam ver.
E, como principal consequência, as empresas precisaram readequar as estratégias de relacionamento com o público, entre elas os cuidados com o site.
Neste contexto, é essencial estar no lugar certo e na hora certa quando seu público precisar. Quer um exemplo? Imagine quantas pessoas buscam por produtos na web. Muitas delas procurando por itens específicos que estão disponíveis em seu site.
Vamos supor que este item específico seja um par de tênis para corridas – justamente o carro chefe do seu negócio. Agora, imagine que você esteja com uma promoção especial para este produto.
Quando o cliente inicia sua procura nos mecanismos de buscas e encontra a sua oferta entre os principais resultados, será grande a possibilidade de ele clicar para conferir as opções de calçados e efetuar uma compra.
Se o seu site possuir uma boa estrutura, a experiência deste cliente não irá parar apenas na compra. É bem provável que ele queira saber um pouco mais sobre a história de sua empresa e volte outras vezes para ler os conteúdos relevantes sobre os produtos que você oferece.
Entende a necessidade de uma estrutura de site completamente pensada na experiência do usuário? Os resultados para os seus negócios serão os melhores possíveis.
Qual a importância de ter um site atualizado
Para sua empresa comprovar que pode oferecer o melhor serviço do mundo, precisa, antes de tudo, ser encontrada pelos consumidores.
Uma das maneiras mais eficazes de garantir que os potenciais clientes cheguem até você é atualizando constantemente o seu site.
Seja com relação à tecnologia da plataforma, como, por exemplo, utilizando plugins que favoreçam as buscas do Google, ou com relação às novas publicações em seu blog.
Ao manter os conteúdos atualizados, os mecanismos de buscas entenderão que o seu site está preocupado em oferecer alta relevância nas informações para o público, e isto poderá resultar em posições privilegiadas nos resultados de pesquisas.
Contudo, a importância de se manter atualizado e encontrado pelas buscas vai muito além disto.
Quanto mais facilmente o seu site for encontrado:
- Mais visitantes ganhará;
- Maior será sua expansão junto ao público;
- Maior será sua autoridade no nicho de negócios;
- E maior será o crescimento da empresa.
O que garantirá esta rota de sucesso será um planejamento estratégico cuidadoso, estudando o seu público, mercado e concorrência.
Se o site é a identidade da empresa, o que não pode faltar é alta qualidade
A construção de um site deve ser totalmente pensada para proporcionar a melhor experiência possível para os usuários.
Reunindo estratégias para favorecer os primeiros resultados nos buscadores do Google e elementos que valorizem a identidade de sua marca, será possível alcançar e envolver ainda mais os usuários.
Entre os principais cuidados que suas páginas devem conter, estão:
Canais para as redes sociais
Integrar o seu site com suas redes sociais será fundamental para que o seu público esteja sempre conectado sobre as novidades e ofertas de sua empresa. Mostre que o site é a identidade da sua empresa. Utilize botões para curtidas, comentários e compartilhamentos e potencialize ainda mais a interação.
Otimização SEO
A otimização de SEO é um conjunto de estratégias que auxiliam seu site a alcançar os primeiros resultados nos motores de buscas. Escolha de palavras-chave, títulos instigantes, intertítulos com informações úteis e links internos. Esses são alguns dos elementos que favorecem o posicionamento nas primeiras páginas do Google.
Usabilidade
Quando falamos em usabilidade, entenda como o conjunto de elementos do seu site distribuídos de maneira bem organizada, em layout agradável e com fácil navegação para os usuários. A usabilidade é um dos principais critérios para que as pessoas escolham navegar em suas páginas.
Plataforma com formato responsivo
Cerca de 76% dos brasileiros que têm acesso à internet em seus dispositivos móveis, já passaram por alguma experiência de compra utilizando dispositivos móveis.
E isto significa que seu site deve estar totalmente preparado para se adaptar a diferentes formatos de tela para oferecer facilidade na navegação para qualquer cliente.
Bons conteúdos
Seu site deve contar com um espaço reservado para blog. É através destas postagens que você atrairá e manterá a atenção do público em assuntos relacionados aos seus produtos/serviços e de interesse do seu público.
Atualização constante da plataforma
Ao escolher a plataforma para o seu site, opte por modelos que garantam desenvolvimento constante por meio de atualizações desenvolvidas por profissionais.
Isto garantirá que o seu site acompanhe o crescimento de sua empresa sem maiores problemas para a navegação dos usuários além, ainda, de contar com novas ferramentas que favoreçam os resultados de buscas.
Canal direto para comunicação
Seja por meio de chat, caixa de comentários ou e-mail, sempre disponibilize em um espaço facilmente visualizado algum canal direto para se relacionar e solucionar dúvidas do público. Lembre-se de que manter um bom relacionamento é fundamental para o sucesso no mundo online.
Contar com um bom site que valorize a identidade de sua empresa será fundamental para ganhar autoridade no mercado, impulsionar suas estratégias de vendas, relacionamento com os clientes e expansão de marca.
Ou seja, se a sua empresa não faz o devido esforço para profissionalizar sua identidade no mundo virtual, terá sérias dificuldades em sobreviver no futuro.
Entendeu qual a importância de ter um site profissionalizado? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato!