O uso da internet já é algo natural na vida dos brasileiros. Por isso, manter uma presença online consistente é fundamental para qualquer indústria. A última pesquisa TIC Domicílios demonstrou que 70% dos domicílios urbanos brasileiros e 44% dos rurais possuem um ponto fixo de acesso à internet. Os aparelhos celulares com algum tipo de plano para internet móvel alcançam praticamente a mesma cobertura da televisão, chegando a 93% dos lares.
Todos os públicos consumidores passam horas conectadas diariamente. Profissionais dessas novas gerações já ocupam assentos importantes nas organizações, liderando equipes e tomando decisões de compras. Por conta disso, é fundamental que indústrias consolidem sua presença online e falem a mesma linguagem do seu público.
Neste artigo, vamos apontar alguns caminhos para que sua indústria construa uma presença online significativa.
Como atrair clientes e fortalecer sua presença online com sucesso
Antes de iniciar uma campanha focada em consolidar sua presença online, é importante ter um escopo e uma estratégia bem definida, com resultados esperados e metas periódicas. O que vamos apontar são algumas ferramentas de apoio para que a campanha atinja os melhores resultados possíveis.
Desenvolva um site otimizado para SEO
Existem mais de 200 fatores que influenciam o ranqueamento das páginas web no Google. Alguns são influenciados pela experiência em relação ao conteúdo publicado. Outros dizem respeito à estrutura da página — fatores agrupados no conceito de SEO on page.
O SEO on page são questões de ordem técnica e semântica do código-fonte do site que influenciam em sua indexação pelos motores de busca. Os dados do seu site devem ser facilmente identificáveis e legíveis pelo algoritmo — caso contrário, o Google entenderá que o site é uma caixa-preta ou, no mínimo, que oferece uma experiência ruim ao usuário.
Se a estratégia online da sua empresa é focada no crescimento orgânico, o SEO on page é fundamental. Um site mal construído dificilmente aparece na primeira página — quem não é visto no meio digital, não é lembrado. Por isso, use tags de título e metadescrições concisas nos posts, URLs amigáveis, tags de cabeçalho coerentes com a estrutura dos artigos e ligações internas e externas para outros conteúdos que podem ser do interesse do leitor.
Otimize os resultados orgânicos e as conversões com mídia paga
Usar impulsionamento de conteúdos tanto nos motores de busca quanto em redes sociais pode não apenas elevar o volume de acessos, como também estimular as conversões e até as vendas.
Campanhas pagas tanto no Google quanto nas redes sociais têm orçamentos flexíveis que podem trazer resultados além das expectativas, fundamentais para sua presença online.
Um exemplo clássico de campanha de mídia paga é o impulsionamento de uma landing page para capturar e-mail e telefone dos visitantes, convertendo-os em leads por meio da oferta de conteúdo de valor — um ebook ou um whitepaper, por exemplo.
Esses leads podem ser inseridos em um fluxo de automação via e-mail ou WhatsApp para serem nutridos com informações pelo time de marketing, visando a concretização da venda.
Amplie a presença nas redes sociais com conteúdos de ponta
Redes sociais são os espaços virtuais onde as pessoas passam uma quantidade significativa do tempo. De acordo com um estudo da plataforma Hootsuite, a média de tempo que os brasileiros consomem nas redes sociais é de 3h39min por dia!
Entretanto, a competição nesses espaços também é grande. Para se diferenciar não só dos concorrentes diretos, mas de outras páginas que brigam pela janela de atenção dos usuários a cada post, é necessário entregar conteúdos de qualidade para o público certo.
Para fazer isso, é de suma importância entender por quais conteúdos seu público-alvo se interessa e começar a criar vídeos, imagens e textos relacionadas com este assunto. Muitas vezes, o assunto não precisa ter necessariamente a ver com o produto que sua indústria fabrica, mas abordar alguma coisa relacionada ao universo do uso daquele produto. Costuma ser mais fácil produzir um conteúdo interessante e engajador desta forma.
Outra forma de explorar suas redes sociais é através de uma estratégia que cruze diversas redes – também chamado de cross-media. Utilize sua página no Facebook para divulgar os vídeos do seu canal no YouTube e também sua página no Twitter para repostar seu texto publicado em seu blog. Ao cruzar seus conteúdos com suas audiências distintas, você aumenta o engajamento e o contato dos seus seguidores com seus diversos canais de comunicação.
É impensável, atualmente, fazer marketing digital sem estratégia. A atividade envolve vários processos e requer profissionais especializados para que se tenha os melhores resultados possíveis. Caso sua indústria não esteja disposta a investir em um time focado em construir presença online, considere a contratação de uma empresa especializada com expertise e conhecimento na área.
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