Qual o grande problema enfrentado nos dias de hoje?
As empresas enfrentam nos dias de hoje inúmeros desafios e, dentre eles, a questão do crescente aumento dos custos, os quais pressionam cada vez mais as receitas e que, por fim, reduzem a lucratividade do empreendimento. Isso é um problema que ocorre quanto maior é a inflação no período, gerando incertezas e contribuindo para um comportamento mais conservador com relação às utilizações do capital e aos eventuais investimentos para realizar.
Assim, os custos de aluguel do imóvel, máquinas, impostos, combustível, entre outros, acabam subindo e o empreendimento precisa ajustar essa situação à sua realidade, sempre buscando, claro, o aumento das receitas com o passar do tempo. As opções para lidar com essa situação são as seguintes:
- Aumentando o preço de venda dos seus produtos/serviços,
- Reduzindo esses custos, “cortando” aquilo que acaba não sendo fundamental,
- Procurando alternativas àquilo que está sendo realizado por parte da empresa, ou seja, reduzir os custos referentes ao processo, e aumentando o retorno sobre os investimentos realizados (neste post falamos um pouco sobre esse aumento do retorno).
A aquisição de novos clientes, e o seu custo
Nessa linha, um custo grande do empreendimento e cada vez maior por conta da acirrada concorrência acaba sendo o custo de aquisição de novos clientes. Esse custo corresponde à soma de todos os recursos que são utilizados para adquirir novos clientes, dividido pelo número de clientes adquiridos.
Em uma conta simples, se o total investido para isso foi R$ 10,00 e a empresa conquistou 5 clientes, então temos que esse valor é igual a R$2,00 para cada cliente que se adquire.
No exemplo acima, a ideia, é buscar reduzir esse valor de R$ 2,00 e, assim, conseguir trazer um consumidor com cada vez menos recursos, e de forma sustentável.
Ok, o conceito parece bacana. Mas como fazer isso?
Para isso, é fundamental que você trabalhe com uma estratégia de forma a fazer o seu trabalho se perpetuar ao longo do tempo, reduzindo o seu custo, de forma a usufruir dos seus resultados por um prazo mais dilatado, em se tratando de aquisição de novos clientes.
Suponha que você tenha duas atividades a serem feitas para trazer um público a conhecer seu site: a primeira é telefonar para um grupo de pessoas contando sobre seu site e os serviços prestados, e a segunda é construir um conteúdo dentro do seu site de forma a informar as pessoas que lá acessam a respeito do que sua empresa faz, e os produtos e serviços prestados.
A primeira ação produziu um efeito bastante limitado, na medida em que logo que as pessoas desligaram o telefone, sua ação deixa de existir no espaço e, para atingir outras pessoas, deve ser realizada outras inúmeras vezes.
A segunda, em contrapartida, gerou uma página que pode ser acessada por diversas pessoas, independente de ações futuras que você venha a realizar. Nesta última, o “investimento” de tempo gera um potencial de retorno muito maior, por proporcionar a construção de um ativo (sua página informativa) que potencializará o seu negócio e que cujo acesso pode ser multiplicado a toda e qualquer pessoa que passe pelo seu site.
Concluindo
É fundamental que a sua indústria construa credibilidade no mercado, e a Internet é peça chave para proporcionar cada vez mais conhecimento à sua marca e aos seus produtos/serviços ofertados. Falamos nesse post em algumas ações para fidelizar o seu cliente e, assim, gerar uma redução de custos para aquisição de novos consumidores no seu site.
Pense em uma estratégia de forma a construir um ativo cada vez maior para sua empresa e que trabalhará 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano para você: o seu site!
Um trabalho como esse será muito recompensado, e ao mesmo tempo reduzirá o custo de aquisição de clientes da sua indústria ao longo do tempo. Para isso, planejamento e persistência são fundamentais!
E você, está preparado para decolar no seu segmento?