O que acontece hoje em dia?
Nos dias de hoje, muitas empresas enfrentam problemas sérios com relação à atração de clientes: o alto custo para conseguí-los, assim como a baixa fidelização, correspondem a importantes obstáculos para coordenar as receitas e despesas do negócio. E clientes não fiéis à marca acabam deixando um espaço vazio, preenchido com mais clientes infiéis, o que contribui para manter um formato caro e não sustentável para o empreendimento.
Fundamental, nesse sentido, trabalharmos com foco no retorno sobre o investimento, também denominado ROI (return on investment, na sigla em inglês).
Afinal de contas, o que é o ROI?
O ROI é uma relação estabelecida entre duas informações importantes dentro de um negócio: o investimento, e a receita originária deste.
Sendo assim, a título de exemplo, uma empresa que teve receita de R$ 3.000 decorrente de um investimento de R$ 1.000 teve um ROI positivo de 200%, ou de uma forma distinta teve um retorno de R$ 2,00 de receita líquida para cada R$ 1,00 de investimento.
ROI = (R$3.000 – R$1.000) / R$1.000
Há pessoas que fazem esse tipo de cálculo sem realizar a subtração do valor investido e, no caso acima, o ROI seria considerado como R$ 3,00, ou 300%; no entanto o retorno efetivo sobre o valor investido só é descoberto ao realizarmos a devida subtração.
Na Internet, mais especificamente do Marketing Digital, o ROI é uma métrica fundamental para qualquer empresa que queira mensurar seus resultados. E isso porque será ele quem externará ao tomador de decisões se está havendo, ou não, uma receita superior ao valor investido, e se essa receita é condizente com a estratégia definida pela empresa. Um ROI negativo ou muito baixo indica uma necessidade urgente em reavaliar o planejamento de divulgação da marca, ou sua postura em relação ao mercado.
Quer ter um maior ROI?
Aumentar o ROI não é tarefa fácil, necessitando uma análise bastante aprofundada sobre os caminhos e ações adotadas pela empresa. No entanto, essa análise será primordial para o negócio, garantindo sua sustentabilidade, e isso é argumento mais do que suficiente para termos essa métrica como primordial à empresa.
Para isso, é extremamente importante pensarmos em como reduzir o custo de aquisição do cliente, ao mesmo tempo em como o tornamos mais fiel à nossa marca. O segundo ponto acaba sendo muito atrelado ao primeiro, na medida em que um cliente fiel permanece vinculado à marca consumindo seus produtos por mais tempo e com mais frequência, e fundamentalmente será um grande propagador de suas ideias, do seu serviço, da qualidade de seu atendimento, de uma forma proativa e positiva.
Os clientes normalmente estão em estágios de compra diferentes, razão pela qual devemos adotar uma estratégia de tratá-los de formas distintas, para cada momento específico. E aí que o conceito de atrair, converter, fechar e fidelizar do Inbound Marketing será muito importante nesse sentido.
Pense em como chamar a atenção daqueles que não conhecem a sua marca, ao mesmo tempo em que você realiza um trabalho de encantamento com aqueles que já a conhecem. Isso não só aumentará a sua base de clientes, como também construirá uma base fiel deles, o que corresponde a um ativo muito mais valioso para você.
Juntando tudo
O ROI é intimamente vinculado à qualidade do relacionamento entre sua empresa e seus clientes, na medida em que eles correspondem a um elemento componente essencial do seu negócio, garantidor das vendas dos seus produtos e da sua continuidade no mercado. Por isso, é indispensável trazer experiências que os façam valorizar e admirar a sua marca. Um produto ou serviço, mais do que um objeto físico ou um trabalho realizado por alguém, corresponde à ponte entre o seu cliente e o sonho que ele possui; por isso, lute para ter a sua confiança, e você será lembrado por muita gente, sendo recompensado pelo seu trabalho.