Afinal, o que é uma conversão?
Uma conversão, para nós que trabalhamos com o Marketing Digital, corresponde a um dos elementos essenciais para uma análise de qualidade a respeito de um negócio, seja ele um comércio, uma indústria etc, que possui um site na Internet.
Conversão corresponde a toda ação do usuário que vai de encontro àquilo que estipulamos como meta, dentro do nosso negócio. Nessa linha, quando estipulamos como meta que alguém faça uma compra em nosso e-commerce, e alguém o faz, temos uma conversão.
Qualquer ato do usuário pode ser considerado uma conversão: seja um clique em um determinado botão, o acesso a uma determinada página, uma compra na loja, ou qualquer ato que seja executado dentro do site por aquele que o acessou. Essencial, no entanto, é avaliarmos as ações no site que serão importantes para mensurarmos os resultados do empreendimento.
A título de exemplo, o acesso a uma página que fala sobre determinado produto à venda pode ser considerado uma conversão. Mas até que ponto essa conversão auxilia para aumentarmos o resultado do negócio, ou um elemento que, isoladamente, pouco nos diz sobre quais ações devem ser tomadas?
Sendo assim, muito importante é definirmos conversões que tragam um norte com relação a como proceder em nosso site e, assim, alavancar nossos resultados.
E a Taxa de Conversão, o que é e como é calculada?
Uma métrica importante atrelada à conversão é a taxa de conversão, que é calculada de acordo com a quantidade de pessoas que realizaram uma conversão no seu site, em relação à quantidade total de visitantes.
Suponhamos que você tenha uma indústria que possua uma página que tem um formulário de cadastro para contato, e a conversão ocorre quando alguém envia o formulário preenchido com seus dados. Se houve 1.000 visitas em seu site, com 10 pessoas tendo preenchido o formulário, então temos que 10/1000 = 0,01, ou 1% de taxa de conversão.
É um número ruim? Depende. Depende do mercado no qual você atua, do layout da página do formulário, assim como quem são as pessoas que estão vindo ao seu site (sugiro que você dê uma olhadinha nesse texto, onde damos importantes dicas de como trazer visitantes de qualidade ao seu site) etc. Por isso, considere-o como um começo para sua análise, e que deve estar atrelado a outras métricas.
Resolvendo baixas Taxas de Conversão
Caso você perceba, de acordo com o histórico das suas conversões, e em comparação com outras páginas, que você está tendo baixas taxas de conversão, é fundamental estudar o porquê disso estar acontecendo: o formulário tem usabilidade ruim, não sendo construído de acordo as melhores práticas? Os caminhos para acesso a essa página de preenchimento são poucos e difíceis de serem encontrados? Há muitos usuários que visitam a página mas que não são o foco do seu trabalho?
Este trabalho é investigativo, e deve levantar diversos pontos do seu negócio.
Seja detalhista: cada informação importa para resolver este problema, e assim aumentar suas taxas de conversão.
Concluindo
Estipule conversões importantes para o seu site, e trabalhe para aumentar não só essas conversões, mas também as taxas de conversão. Esta última irá indicar a sintonia em que os visitantes estão em relação àquilo que você espera deles.
Nada melhor do que ter clientes fidelizados (ações para isso você encontra neste link), com usuários interessados em seu site sendo transformados em clientes a partir da sua atenção e cuidado em sua navegação.
E você, está preparado para construir essa experiência ao seu público e alavancar a sua marca?