Em momentos de crise, é natural que haja uma retração no mercado e, por consequência, a receita das empresas componentes do mercado acabam caindo.
Sendo assim, esse período acaba sendo crucial para avaliar o andamento do negócio e, com isso, sobreviver a esse período, que é passageiro, dados os ciclos econômicos.
Essa avaliação demanda análise minuciosa dos fatores de produção da empresa como um todo, a percepção da concorrência e a resposta que ela está dando para sobreviver e o comportamento dos consumidores, durante esse processo. Essa dinâmica demanda tempo – e energia – por parte daqueles que visam passar por essa fase e sobreviver a momentos como esse.
Algumas reflexões que podem trazer mudanças estruturais positivas ao negócio:
- Como está a sua relação com os seus fornecedores? As condições comerciais externadas nos custos dos produtos, bem como prazos e parcelamentos para quitação dos débitos, são oferecidos? Caso isso não aconteça, talvez seja importante também avaliar os concorrentes de seus fornecedores, para conseguir melhores negociações
- Como estão os custos com as instalações? A relação do metro quadrado e do preço que paga por ele está valendo a pena? É um local no qual há facilidade de deslocamento, próximo ao mercado consumidor, e que contribui para a prosperidade do seu negócio?
- A empresa investe nos colaboradores? Esse ponto, atualmente, acaba sendo fator crucial para a evolução da sua empresa. Pense em estratégias que incentivem os colaboradores e os façam caminhar no mesmo sentido do empreendimento. Pense em uma forma de fazê-los trabalhar em conjunto, sendo recompensados por esse esforço. O colaborador é um investimento.
Outro ponto primordial e que merece análise detalhada diz respeito à estratégia de Marketing da empresa. Como seu produto ou serviço está sendo divulgado no mercado? O seu público-alvo está recebendo as suas ofertas e conhecem a sua marca? Como fortalecer o seu relacionamento com seus clientes, para torná-los defensores da sua empresa e da sua marca?
Muitas vezes, o principal problema acaba sendo a forma de comunicação entre o negócio e o mercado. E cabe à gestão avaliar não só a disponibilidade dos produtos e a capacidade dos colaboradores em bem atender e manter seu cliente satisfeito, mas também averiguar que o mercado sabe da existência da marca, e como ele está sendo impactado por essa comunicação.
Sendo assim, convido-os a entender da importância do Marketing Digital nesse processo, ferramenta indispensável para trazer bons clientes e fazer o mercado conhecer a sua marca.
O Marketing Digital pode propiciar o fortalecimento de um dos eixos que compõem o negócio, para fazê-lo crescer.