Leads qualificados são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio, na medida em que são eles que trarão um crescimento com relação ao número de clientes da sua empresa. Sendo assim, reforçamos a importância em investir o seu tempo para construir uma base cada vez maior de leads qualificados, bem como adotar estratégias que façam essas pessoas se tornarem clientes dos seus produtos/serviços. Nesse sentido, estratégia é fundamental.
Uma técnica bastante eficaz para aquisição de leads qualificados é o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração. O conceito iremos dar adiante para você.
Afinal, o que é esse tal de Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um formato de marketing que tem como finalidade atrair pessoas interessadas até a sua marca, por intermédio de estratégias e ações voltadas para isso. Ou seja, o inbound marketing trabalha de forma a construir um relacionamento com as pessoas. Esse termo foi criado em 2009 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da empresa Hubspot, a partir do livro “Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs” (Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, Mídias Sociais e Blogs)
O conceito parece interessante. Mas qual a diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing Tradicional?
O Inbound Marketing possui diferenças capitais em relação ao Marketing convencional (o Outbound Marketing, ou Marketing de interrupção). Em linhas gerais, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair potenciais clientes ao seu site, à sua loja etc, de forma espontânea, enquanto o Outbound Marketing acaba sendo uma comunicação invasiva com relação à pessoa. Por exemplo, quando você acessa o seu site preferido e um pop-up aparece na tela, ou quando está passando um filme na televisão e ele é interrompido pelos comerciais.
Nesse sentido, o Inbound Marketing é um método muito mais propenso à geração de resultados, porque ele acontece de forma a “alimentar” o potencial cliente com informações importantes relativas ao mercado e ao seu produto/serviço, ao mesmo tempo que dá a ele uma maior capacidade para tomar sua decisão, por intermédio de conteúdos ricos e valiosos para isso. E isso é muito mais bem visto por parte das pessoas, em relação às famosas interrupções pelas quais passamos ao longo do dia.
Ok, isso faz sentido. Mas por que fazer inbound marketing contribui para geração de leads qualificados?
Uma estratégia eficaz de Inbound Marketing é uma excelente forma de trazer leads qualificados para seu negócio. E isso porque você atuará de acordo com o estágio de compra no qual o seu usuário está inserido.
Conte-me mais sobre isso…
A estratégia de Inbound Marketing é construída de forma a alimentar seus potenciais clientes com conteúdo rico e relevante. No entanto, cada pessoa está em um estágio diferente em relação à compra, razão pela qual deve ser tratada de forma distinta. E a esse processo damos o nome de Jornada de Compra.
A Jornada de Compra
A Jornada de Compra conta com quatro estágios: Atrair, Converter, Fechar e Fidelizar. Cada um deles tem suas especificidades, as quais iremos falar a seguir:
1.Atrair
Nesse primeiro estágio, precisamos ter a atenção das pessoas para conhecerem a nossa marca. E, para isso, é preciso dar a esse grupo de pessoas algo que você construiu para que elas venham até você. A estratégia, aqui, não é falar diretamente sobre seu produto/serviço, mas falar de alguma coisa mais genérica que tenha vinculação com ele, ainda que pequena. E o veículo para isso poderá ser um blog, anúncios pagos (sim, isso é possível, e pode complementar muito bem com a sua estratégia de Inbound Marketing), e as próprias Redes Sociais.
2.Converter
Após a atenção, é preciso que os seus visitantes tomem atitudes no sentido de se transformarem em Lead e, para isso, é primordial que você dê alguma coisa em troca. Nessa fase é necessário que você construa algum benefício ou recompensa para que o seu visitante forneça a você os seus dados transformando-se, assim, em um Lead. Criar ofertas, como e-books e disponibilidade de ferramentas por um período de tempo por exemplo, são excelentes formas de converter seus usuários em leads.
3.Fechar
Após a conversão em Leads, é hora de fazermos com que eles sejam “alimentados” para que eles fechem negócio com você. Esse acaba sendo um trabalho muito importante, porque é preciso que ele entenda como você poderá ser um “solucionador de problemas” para aquilo que ele deseja. Por isso, é fundamental você construir informações que deem a ele a segurança de que você é o escolhido para isso. Nesta fase e-mails marketing direcionados a esse público e newsletter são ótimas formas de abordagem para transformar seus leads em clientes de fato.
4.Fidelizar
Após a transformação de lead em cliente, é hora de encantá-lo não só com a ótima qualidade de seu produto/serviço, mas também com uma série de ações que darão a ele a certeza de que foi feita a melhor escolha possível. Será nessa fase que você construirá verdadeiros “guardiões” da sua marca, em razão do seu trabalho, atrelado ao seu ótimo relacionamento.
Concluindo
O Inbound Marketing é uma forma essencial para angariar mais clientes e transformar o seu negócio, para que ele seja mais rentável, e mais reconhecido dentro do seu segmento.