Concorrência: 5 coisas que ela pode nos ensinar

Vivemos em um mundo onde a concorrência é cada vez maior, e a batalha para oferta de produtos e serviços cresce a cada dia, principalmente quando a internet eliminou as fronteiras e trouxe oportunidades de negociação em todo o planeta. Sendo assim, cada vez mais a concorrência é globalizada, e acabamos competindo com pessoas e empresas de países e culturas distintas, para adquirir clientes que muitas vezes estão à nossa porta. E, para todos que procuram como montar uma loja virtual, ou já estão com seu negócio andando, é sempre importante ficar atento a ela.

Em um primeiro momento, isso pode ser aterrador. Por outro lado, levantamos 5 coisas que a concorrência pode nos ensinar, e fazer com que a gente tire um proveito de uma situação que em muitos momentos é inevitável.

1. Concorrência é sinal de existência de mercado

Um produto ou serviço ofertado por mais de uma empresa costuma indicar que há mercado e que, portanto, há pessoas dispostas a adquiri-lo. Sendo assim, você consegue perceber que não há concorrência de empresas que fabricam piscinas em um deserto, justamente porque não há mercado que as sustente. Por isso, encare a existência de múltiplas empresas trabalhando no mesmo nicho como uma evolução natural de um mercado que já existe. Nessa mesma linha, avalie que os custos de pesquisa e as chances de um produto/serviço não “emplacar” podem ser altos em um ambiente onde só você é o ofertante: isso pode ser um sinal de que o mercado simplesmente não existe!
Nessa linha, para você que procura como montar uma loja virtual, ou já possui um empreendimento em funcionamento, leve em consideração esse elemento.

2. Concorrência gera oportunidades de comparação

Um ponto importante que devemos levar em conta é que quando estamos sozinhos em determinado empreendimento, acabamos não tendo como saber a real evolução das coisas, e isso ocorre porque não temos como nos relacionar com outro(s) player(s) do mercado. Como saber se 5% de crescimento é um número bom ou ruim, quando não temos noção de um número comparativo que outras empresas têm durante o mesmo período? Isso acaba ofuscando nossa percepção em relação aos reais resultados do nosso trabalho. Por isso, avalie os concorrentes em relação a números disponíveis e que são importantes para sua trajetória, mesmo que as suas circunstâncias sejam diferentes das deles. É uma forma de balizar, não integralmente, mas satisfatoriamente, suas expectativas em relação ao mercado, e dão um certo norte para as ações a realizar.

3. Concorrência nos “força” a trabalharmos melhor

Quando temos concorrentes no processo, inevitavelmente trabalhamos de forma mais organizada e compromissada, porque temos ciência de que há pessoas e organizações que podem tomar nosso espaço. E isso, claro, deve ser construído de forma sadia, e com respeito aos nossos valores e princípios, para que essa “batalha” não caminhe para um processo destrutivo em relação a nós mesmos, e à nossa organização.
Portanto é muito importante olhar para fora, ao mesmo tempo em que se trabalha uma evolução de suas próprias condutas, a partir da análise dos outros players, e a partir de suas atitudes de ontem. Lembre-se: nós lutamos para sermos melhores hoje, em relação a ontem, e lutamos para sermos melhores amanhã, em relação a hoje.

4. Concorrência favorece o consumidor

Nossa grande luta é para proporcionarmos uma melhora na qualidade de vida de nosso cliente, por intermédio de nossos produtos ou serviços. Nessa linha é que a concorrência gera mais grupos lutando para melhorar a vida dos consumidores, trazendo benefícios a toda a comunidade. E esse processo de escolha que o cliente tem, graças às possibilidades que ele possui, gera mais eficácia e eficiência, e que você também pode aprender com todo o processo.

5. Concorrência constrói qualidade e menores preços

Sempre que nos deparamos com monopólios, sentimos a dificuldade de lidar com ele, seja em razão da qualidade dos seus produtos/serviços e do atendimento, seja em razão do preço. E, o que é pior, acabamos ficando sem saída em relação a ele, na medida em que não temos a quem recorrer, mudando o fornecedor. E isso é extremamente frustrante.
Por outro lado, a concorrência ajuda a melhorar a qualidade dos serviços e, ao mesmo tempo, reduzir o preço de aquisição dos produtos ou serviços. E isso acaba trazendo mais responsabilidades a nós, players, que devemos pensar na estratégia desse jogo, evoluir, e não deixar a peteca cair. Porque a evolução é fundamental para nossa vida, e para as pessoas do mercado, que buscam formas de melhorar de vida, amenizando suas dores e indo em busca de sua felicidade.

Por isso, construa uma análise “positiva” de lidar com o aumento da concorrência, de forma a tirar benefícios dela e de forma a evoluir com relação aos seus projetos e no trabalho da sua empresa.

E, seja ainda na fase de pesquisa em como montar uma loja virtual, ou outro empreendimento específico, seja já atuando no mercado e tendo uma concorrência estabelecida, leve em consideração a riqueza escondida por detrás desse “problema”.

Você só tem a ganhar!