O setor industrial no mundo inteiro experimenta uma transformação inédita em suas cadeias produtivas: a indústria 4.0. O advento das novas tecnologias nas fábricas não apenas contribui para o desenvolvimento e criação de melhores produtos, como também garante melhorias operacionais e redução de custos.
Este não é apenas um termo de vanguarda, mas um requisito de competitividade. O desafio consiste em entender o seu conceito, saber quais são os seus pilares e como aplicar, na prática, as suas tendências.
No artigo a seguir, explicaremos todos os aspectos da indústria 4.0. Acompanhe!
O que é Indústria 4.0
A Indústria 4.0 se caracteriza pela velocidade do processamento de informações em nível digital e pela integração horizontal de tecnologias que operam dentro das plantas industriais.
Essa tendência foi formalizada em 2011 e trata de um aprofundamento da informatização das indústrias e de uma ampla conectividade que permite máxima eficiência nas fábricas. Com essas inovações, as organizações industriais tendem a se tornar unidades mais eficientes, autônomas e adaptáveis.
Os pilares da Indústria 4.0
De acordo com a classificação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), existem 12 tecnologias habilitadoras da manufatura avançada. Destacamos abaixo as que têm maior impacto nos processos produtivos das fábricas no Brasil:
1. Machine Learning
Tradicionalmente, a melhor maneira de ensinar uma máquina ou software a desempenhar determinada atividade é escrevendo, no código-fonte, sua função. Se a programação for bem-sucedida, a unidade executará sua tarefa de maneira automática.
E quando há um aumento ou baixa na demanda? É necessário parar a produção para projetar novamente a máquina? No caso de execução de tarefas mais complexas, que exigem flexibilidade, é impossível automatizar? Para esse tipo de situação, existe o machine learning.
A partir do imenso volume de dados gerados a cada operação, o sistema de inteligência artificial da fábrica identifica padrões e ajusta a operação sem a necessidade de interferência humana.
2. Big Data
Cada etapa no processo de fabricação de um produto gera informações úteis para o negócio. Esses dados desenham todo o cenário da produção para o gestor e subsidiam tomadas de decisão inteligentes — mas apenas quando é possível armazenar, resgatar e analisar via software.
Com o imenso volume de dados gerados pelas organizações atualmente e o aumento da capacidade de retenção desses dados, formou-se uma tendência conhecida como Big Data.
O Big Data alimenta as demais tecnologias da Indústria 4.0 com dados estruturados, favorecendo não apenas as tomadas de decisão, como também o aprendizado dos softwares e máquinas que fazem uso da Inteligência Artificial.
3. Internet das coisas (IoT)
Há até pouco tempo, apenas computadores eram dispositivos com acesso à internet. Em seguida, os smartphones e outros dispositivos móveis passaram a responder pela maior parte do tráfego na rede. Hoje, qualquer aparelho pode ser conectado.
Uma geladeira doméstica pode ter sua temperatura controlada por um app ligado ao celular do usuário. Em nível industrial não é tão diferente: qualquer parte do maquinário conectada pode se comunicar via software com outras partes da fábrica e enviar dados para um programa que analisa e repassa os dados estruturados ao gestor. Isso é possível graças à IoT.
4. Realidade aumentada
Imagine olhar para um automóvel que acabou se sair da linha de produção e coletar informações instantâneas sobre ele apenas ao observá-lo. Um óculos especial equipado com um software de Realidade Aumentada indica os pontos de atenção e agiliza o trabalho do inspetor.
Essa tecnologia, bastante explorada nas histórias de ficção científica, mistura os mundos físico e virtual para fornecer gráficos interativos e otimizar a produtividade dos operadores humanos. Ela também pode ser usada para treinamentos e simulações.
O Marketing Digital na Indústria 4.0
Uma indústria moderna requer novas soluções para conquistar clientes. No início da década, uma sondagem da consultoria McKinsey já mostrava que, no mercado B2B, a experiência de vendas era tão importante quanto preços e produtos.
Com isso, o processo de decisão se tornou mais longo. Os clientes buscam informações em vários canais e consultam seus pares da indústria antes de fechar uma compra — especialmente em grande quantidade.
Ou seja, não basta contratar mais representantes de vendas e aumentar as metas para garantir os resultados e manter sua indústria a todo vapor. É necessário explorar diversas abordagens e canais para atingir os clientes certos e garantir a consolidação de uma parceria duradoura.
As áreas de marketing e vendas estão passando por sua própria transformação digital. Nesse contexto, ferramentas como e-mail, redes sociais, blogs e sites corporativos, serviços de colaboração em nuvem, softwares CRM e outras precisam ser utilizadas no processo de vendas. Não basta a boa e velha venda one-to-one; é necessário estar presente nos canais que o cliente usa para se informar e fechar negócios.
Como manter — e ampliar — a competitividade da sua indústria
No panorama da Indústria 4.0, todas as soluções precisam ser integradas, desde as primeiras etapas do processo de produção até a ponta do setor de vendas. Afinal, é a demanda que vai servir de termostato para ajustar o ritmo de trabalho das máquinas.
Conheça abaixo algumas dicas para sua indústria não ficar para trás:
Busque casos de sucesso
A Indústria 4.0 está na cena há alguns bons anos e já existem experiências suficientes que demonstram o que funciona ou o que não funciona em cada setor: alguém, em algum do mundo, implementou uma solução que você deveria usar.
Casos de sucesso nem sempre trazem detalhes sobre o processo de adoção das tecnologias, relatando como a tecnologia foi útil para superar desafios. Servem também para demonstrar as aplicações práticas das tendências da Indústria 4.0.
Identifique oportunidades internas
A tecnologia, por si, não é a resposta para todos os problemas de uma indústria. Muitas vezes pode até piorar a situação quando há problemas nos processos ou mesmo na área de desenvolvimento humano — a ausência da cultura de inovação pode ser um inimigo formidável contra a modernização da sua empresa.
Não é incomum que outras medidas práticas sejam recomendáveis antes de iniciar a adoção de tecnologias que colocarão sua empresa em outro patamar de competitividade. Verifique os processos de produção e pense como cada um pode ser otimizado.
Transforme seu processo de vendas
Como vimos, o atual processo de vendas no mercado B2B é diferente das práticas de vendas tradicionais. As empresas para quem sua indústria vende também têm usos e costumes diferentes: os decisores de hoje são jovens que cresceram usando tecnologias digitais.
Portanto, não tenha receio em usar estratégias e ferramentas de marketing digital para atrair, conquistar e fidelizar executivos de compras. Quer saber como?
- Redes sociais como o LinkedIn são ideais para atingir pessoas com interesses estritamente profissionais por meio do conteúdo;
- E-mails são abertos diariamente. É um dos canais mais importantes para manter contato com seu cliente e estabelecer uma relação de confiança;
- Um website profissional além de projetar uma imagem profissional deve ser funcional, atrair clientes em potencial e ajudar a empresa a fazer negócios.
- Você pode usar um blog corporativo como um canal exclusivo de informações sobre seus produtos, cases de outros clientes e aplicações;
- Utilizar o inbound marketing no processo de prospecção de clientes é uma forma de fazer a tecnologia trabalhar para você, através de estratégias que tragam clientes de forma automática para o seu time de vendas.
O importante é que essas ferramentas estejam conectadas por uma estratégia ampla de marketing digital para que seja possível interagir com pessoas que têm perfis para se tornar seus clientes e mensurar resultados com precisão.
Viu só como o marketing digital é essencial para as vendas na sua indústria? Se ainda tiver dúvidas, entenda o que é Inbound Marketing e como ele se encaixa na sua estratégia de negócios!