Se você acessou esse artigo buscando entender mais sobre posicionamento SEO, provavelmente chegou até aqui por um destes quatro caminhos:
- Clicou em um link postado em rede social ou aplicativo de mensagem;
- Acessou uma newsletter que recebeu por e-mail;
- Encontrou o artigo diretamente na nossa home page;
- Fez uma busca no Google.
A sigla SEO significa, em tradução livre, otimização para motores de buscas. Empresas que trabalham o posicionamento SEO de uma maneira estratégica conseguem ranquear seus links no topo das pesquisas para diversas palavras-chave. Com isso, atraem mais visitantes e convertem leads com mais frequência.
Trata-se de um termo para descrever o ranqueamento de links nas páginas de pesquisa do Google — e outros mecanismos, como Yahoo! e Bing. A razão pela qual a sua página — seja a homepage do seu site corporativo, sejam seus blogposts — precisa se posicionar o mais próximo possível do topo é que são essas posições que atraem o maior volume de acessos.
- O Google é responsável por 61% das visitas orgânicas com origem em smartphones, enquanto o Facebook entrega apenas 16%;
- Desde 2014, o volume de buscas em dispositivos móveis supera as pesquisas em computadores convencionais;
- Quase 60% das empresas na internet executam estratégias de SEO enquanto 32% não executam;
- O topo das pesquisas no Google atrai 21% do total de cliques, enquanto o segundo colocado gera cerca de 10% e, o terceiro, por volta de 7%.
A grande vantagem é que o SEO, diferente das redes sociais, não precisa de constantes inputs para gerar resultados. No Facebook, um post tem vida útil de apenas 5 horas; no Instagram, 21 horas. Já no Twitter, a postagem é esquecida após meros 18 minutos.
Já um link bem posicionado e com autoridade tem vida útil indefinida. Apesar de alguns resultados passarem anos no topo até que um concorrente consiga desbancá-lo, para conquistar tal feito é importante manter um trabalho constante de otimização do conteúdo para que tal posição não seja perdida.
Existem algumas táticas para obter os melhores resultados possíveis no posicionamento SEO, conforme a listagem abaixo.
Como ter um bom posicionamento SEO
1. Crie um blog corporativo
É possível inferir que quanto mais páginas com conteúdo relevante para os usuários em um domínio, maiores as possibilidades de ranqueamento. O blog corporativo abre essa possibilidade e também ajuda a empresa a criar autoridade em determinada área.
Para um blog alcançar boas métricas, como um bom tempo de permanência, bons CTRs e uma baixa taxa de rejeição, é preciso de uma estratégia sólida de marketing de conteúdo para o longo prazo.
2. Estruture o conteúdo de forma hierarquizada
O motor de busca não vê as páginas da mesma maneira que os leitores humanos, que conseguem diferenciar padrões tipográficos apenas pelo tamanho, tipo de ênfase (negrito ou itálico) e outros aspectos estéticos.
Use marcadores como h1, h2 e h3 para hierarquizar a estrutura do conteúdo. Por exemplo, neste post, o intertítulo atual foi estruturado em h3, subordinado ao h2 (“Como ter bom posicionamento SEO“) que, por sua vez, está logo abaixo do título do texto.
Esse método pode ser extremamente útil para fins de posicionamento SEO, inclusive para colocar a página na posição zero do Google.
3. Trabalhe as palavras-chave ao longo do texto
As palavras-chave devem refletir o posicionamento de mercado da empresa e como ela quer se destacar.
Cada conteúdo deve ter uma palavra-chave principal e, dependendo da necessidade, alguns termos secundários. A principal deve ser utilizada de maneira orgânica ao longo do texto, em especial no título da página, em um intertítulo.
A incidência da palavra-chave em um texto é um fator de ranqueamento importantíssimo no posicionamento SEO. Se um leitor faz uma pesquisa usando a palavra-chave “marketing B2B“, por exemplo, o motor de busca trará o resultado onde o termo é mais relevante.
4. Use imagens leves e com a palavra-chave nos metadados
Outro ponto em que a palavra-chave deve aparecer é entre os metadados das imagens – informações ocultas em formato de dados que computadores acessam para identificar um arquivo. Isso porque nenhum mecanismo de busca lê a imagem em si, a sua estética, mas sim os metadados que a descrevem.
Portanto, é fundamental que a palavra-chave figure no atributo alt, otimizando a página para os buscadores. Outro aspecto necessário, que influencia tanto o tráfego quanto a experiência do leitor, é a compactação e otimização da qualidade da imagem para a web.
Implementando o posicionamento SEO na sua indústria
Sem um bom posicionamento SEO, qualquer tentativa improvisada de se destacar na internet vai esbarrar em métricas abaixo das expectativas. A estratégia de conteúdo e SEO deve aparecer no escopo do planejamento de marketing da organização.
Por isso, é importante contratar quem entende do assunto. A Whebi, por exemplo, é uma empresa de inteligência criativa e consultoria de vendas, especialista em inbound marketing, outbound marketing, posicionamento SEO e diversas outras estratégias digitais que farão sua empresa decolar nas vendas.