Altas taxas de conversão são essenciais para construir um empreendimento sustentável (conforme detalhamos aqui). Também comentamos a respeito da importância de construir um site de fácil usabilidade é condição indispensável para vincular seu usuário à informação que ele quer, aumentando a taxa de conversão.
Preparamos 7 pontos que contribuem para o aumento da taxa de conversão no site da sua indústria:
1. Construa a sua credibilidade perante o mercado
As pessoas que acessam seu site precisam, primeiramente, ter certeza que o seu site é seguro e que o seu negócio realmente existe. Por isso, a ideia é que você dê ao usuário todas as informações pertinentes que atestem que seu empreendimento, de fato, atua naquele mercado. E isso pode ser construído por intermédio de dados relativos a CNPJ, endereço do negócio, e o que puder ser checado pelo visitante que ateste a sua existência e a sua confiança no mercado, além de selos e/ou certificações de segurança no site, que também são muito importantes para passar tranquilidade ao usuário.
2. Comunique-se
Dê oportunidade de seu cliente poder entrar em contato com o seu negócio de múltiplas formas: telefone, e-mail, skype, facebook etc. A ideia é construir canais de contato onde ele tem a oportunidade de falar com a empresa e, assim, resolver seus problemas, dúvidas, e qualquer coisa que possa estar “emperrando” o fechamento do negócio. Também acaba sendo uma importante forma de administração de crise, na medida em que dá a possibilidade de contornar situações de insatisfação com o cliente com esses canais.
3. Estruturação do site
Um site bem construído é aquele que segue regras de usabilidade, sendo fácil para ser utilizado. Nesse sentido, um site que possui uma estrutura onde o usuário encontra aquilo que ele está procurando é condição primordial para aumentar a taxa de conversão. Um site funciona como um supermercado: já pensou se os produtos estiverem aleatoriamente dispostos, o caixa ficasse em um canto escondido e não houvesse informações fáceis sobre os produtos? Exato. Todo mundo iria correr desse lugar.
4. Imagens e descrições bem produzidas
É preciso valorizar a sua atividade, e o trabalho desenvolvido pelo seu empreendimento. Sendo assim, invista da sua energia e dos seus recursos para construir ótimos textos de descrição do produto, e da empresa como um todo, atrelado à fotos de qualidade que passem uma imagem de profissionalismo em seu trabalho.
5. Avalie constantemente páginas com altas taxas de rejeição
Já falamos nesse post sobre altas taxas de rejeição, e o que pode estar acontecendo dentro do seu site. Analise as páginas que estão gerando maiores taxas de rejeição em relação à média geral do site: o que pode estar gerando esses números tão altos? A comunicação está clara? Qual proposta dessa página em relação ao site? Detalhe o que pode estar acontecendo com elas, e corrija os problemas levantados.
6. Páginas mais rápidas convertem mais
Você sabia que páginas mais rápidas convertem mais? E isso acaba tendo um senso lógico: páginas muito lentas acabam gerando impaciência e fazendo com que as pessoas saiam delas e fechem o navegador. Nos tempos de hoje, onde a concorrência é acirrada, os consumidores sabem que, caso suas páginas sejam pesadas e difíceis de serem carregadas, ele pode encontrar outro site de uma empresa concorrente que seja muito mais rápido encontrar o que ele precisa. Por isso, seja implacável com a estruturação das páginas, tamanho das imagens etc, para não gerar um site muito “pesado”.
7. Teste, sempre!
Sempre que realizar uma ação, teste possibilidades diferentes: textos, cores, formatos de imagem, e tudo o que está dentro da comunicação. Isso é importante para entender quais as preferências dos seus usuários em relação às suas ações. Cuidado: na hora de comparar duas ações, tente sempre prezar por uma mudança de cada vez. Caso contrário, você não conseguirá identificar quais são os pontos que foram responsáveis pela mudança da performance, o que acabará não sendo proveitoso para as próximas ações a serem executadas.
Conclusão
Altas conversões são indispensáveis para o seu negócio. Por isso, mãos à obra e descole-se da concorrência. Cada detalhe é fundamental para fazer sua indústria crescer!