Afinal de contas, o que é essa tal taxa de rejeição?
Algumas métricas são fundamentais para a análise de um site na Internet. E a taxa de rejeição definitivamente é uma delas.
Para quem não sabe, a taxa de rejeição corresponde ao percentual de sessões que tiveram acesso a apenas uma página. Ou seja, se a sua página teve dez acessos, e dois deles acessaram apenas uma página, então sua taxa de rejeição será de vinte por cento.
Em linhas gerais, isso acaba não sendo uma coisa boa para o proprietário, principalmente quando ele quer que o usuário acesse as páginas que são importantes para a sua tomada de decisão: em você sendo uma indústria, ofertando produtos e serviços, é vital que o seu potencial cliente entenda qual sua “proposta” em se tratando de trabalho, e isso normalmente acaba demandando mais informações do que aquelas contidas em uma página só.
Portanto, normalmente altas taxas de rejeição indicam que seu site não contribui para o cliente tomar sua decisão ou, também, seu site está sendo irrelevante para uma quantidade grande de pessoas que o acessam.
O termo “normalmente” é aqui colocado porque há sites que possuem taxas de rejeição altas, e nem por isso deixam de ser relevantes ao usuário. A título de exemplo, um blog pessoal com posts diários pode ter uma métrica alta nesse sentido, e as pessoas que acessam ao texto do dia podem acessar a página e, feita a leitura, fecharem seu navegador, tendo o blog cumprido com sua função, qual seja, promover uma comunicação ao usuário.
Ok, entendi. E o que pode causar essas altas taxas de rejeição?
Alguns fatores são relevantes e que podem proporcionar taxas de rejeição muito altas. Além do motivo dito à pouco, que fala sobre a proposta do site, temos outras possibilidades que, para nós, são fundamentais para “acertarmos a mão” no sentido de reduzir esses números. Dentre eles, é extremamente relevante pensar em dois pontos:
- A informação colocada no site é relevante ao usuário?
- A forma do usuário acessar essa informação é fácil e intuitiva?
O problema e seus ajustes
Avaliar todos os detalhes do seu site – a sua arquitetura, os botões, os departamentos onde estão inseridas as informações, em conjunto com o conteúdo que o seu usuário realmente quer acabam sendo os elementos primordiais para zelar por uma taxa de rejeição baixa. Por isso pense sempre em como tornar a navegabilidade mais fácil possível, e com um conteúdo informativo que realmente gere valor ao usuário, e seu potencial cliente.
Em conjunto com outras ações, como reduzir o custo de aquisição por cliente (conforme falamos neste artigo), e aumentar as taxas de conversão (este artigo) você irá proporcionar ao site e à marca uma conexão muito mais consolidada com os usuários e, ao mesmo tempo, reduzir a taxa de rejeição que aterroriza as métricas dos seus resultados.