Ter um site para promover sua indústria, nos dias de hoje, é um elemento fundamental dentro do cenário competitivo com o qual nos deparamos hoje em dia. Em um primeiro momento, isso corresponde um desafio a mais para o industrial que pretende atrair os seus clientes, na medida em que a criação de um site de qualidade envolve o tempo e o trabalho de diversos profissionais voltados para isso.
No entanto, é fundamental avaliar as oportunidades que envolvem esse desafio, já que o site será um dos elementos componentes de uma estratégia de marketing que pode revolucionar a sua aparição para seus clientes .
Digo pode porque, se não for bem construída, a estratégia pode gerar altos custos e baixos resultados, tanto em relação às vendas, quanto em relação ao conhecimento da marca por parte dos potenciais clientes.
Sendo assim, separamos 5 dicas para aquirir visitantes de qualidade para o site da sua indústria.
1. Defina o seu visitante ideal
Em primeiro lugar, é fundamental você colocar no papel quem será o seu visitante ideal para acesso ao site. E essa informação envolve uma pesquisa bem detalhada a respeito de suas necessidades, seus costumes, e tudo aquilo que contextualiza as suas ações.
A indústria, por tratar essencialmente de clientes que se encontram no meio da camada produtiva, terá desafios distintos àqueles de um site de uma loja que vende roupas ao consumidor final, já que este visitante e potencial cliente tem necessidades diferentes do dono de algum negócio que revende os seus produtos e que está a procura de novas opções de mercadorias para vender, por exemplo.
Invista o seu tempo para definir o seu visitante ideal. Para isso, use a ajuda de todos os envolvidos nas vendas e demais integrantes do time de Marketing para estabelecer características comuns entre seus clientes, sendo este o ponto de partida para construir o seu projeto com relação ao site da sua indústria. É um tempo de pesquisa que será muito bem recompensado posteriormente.
2. Explore o problema do seu cliente
Com a definição ideal do seu visitante e potencial cliente, é importante detalhar os reais problemas pelos quais ele passa. Com um contexto definido, essa etapa acabará sendo mais fluida, na medida em que será uma continuidade da etapa anterior, tendo como foco o seu objeto de “dor de cabeça”. Assim, trazer questões que realçam aquilo que seu cliente precisa.
Um ponto importante a ser lembrado: o seu produto deve ser encarado como a ponte entre o cliente e o seu sonho, ou a redução dos seus problemas. E esse elemento reforça ainda mais a necessidade de se construir uma “persona” ideal, uma pessoa hipotética que é cliente da sua indústria e que começou a usufruir dos seus produtos graças à qualidade do seu site em atraí-lo, bem como à equipe que o abordou, entre outros aspectos.
Por isso, seja detalhista em tentar encontrar o sonho, ou o “remédio da dor de cabeça” do seu cliente.
3. Atratividade do site
Um site é composto primordialmente por palavras e imagens; nesse sentido, é fundamental construir um site que possua um visual atrativo ao usuário que você definiu, de forma que ele se sinta bem em navegar e absorver o conteúdo em suas páginas.
No entanto, tome muito cuidado com o excesso de informações, brilhos e outros elementos que podem distraí-lo, tanto em relação ao objetivo dele, cliente, como o seu como fornecedor.
Lembre-se: o site da sua indústria deve possuir um propósito definido para atrair as pessoas certas a encontrarem sua marca e seus produtos, atendendo expectativas daqueles que acessaram suas páginas.
4. Usabilidade do site
O ponto anterior, apesar de importante, não é único em se tratando da “cara” do site da sua indústria. Não basta o site ser bonito e atrativo, ele deve ser extremamente fácil e intuitivo para navegação. A usabilidade corresponde a um elemento essencial para que o usuário não se perca dentro do site, tampouco saia por não estar conseguindo navegar nele. E essa frustração acaba gerando um sentimento ruim em relação à sua marca, o que coloca todo o seu trabalho a perder.
Procure profissionais que entendam e estudem essa dinâmica de usabilidade e arquitetura da informação, de forma a conciliar tanto um aspecto visual agradável para o usuário, quanto uma estruturação voltada a facilitar a sua vida durante essa navegação.
5. Estabeleça canais de comunicação com seu cliente
Um visitante da sua página é uma pessoa real, como você e eu. Nesse sentido, em muitos momentos ele quer interagir com uma pessoa de carne e osso e, sanar suas questões, dar algum feedback, ou qualquer coisa nesse sentido. Por isso, dê ao usuário possibilidades de canais nos quais ele pode se comunicar com a sua empresa, de forma a atendê-lo da melhor forma possível.
Encantar o cliente envolve cuidar de diversos aspectos do negócio. Por isso, dê oportunidades de contatar sua indústria e conseguir ter mais confiança por intermédio da comunicação. Esse ponto acaba sendo extremamente importante para torná-lo tranquilo na hora de escolher contratar com você.
Mais informações importantes que podem contribuir para o conhecimento e conciliar a internet e o setor industrial brasileiro, sugerimos esse post no qual falamos sobre a indústria e os desafios pelos quais ela passa.