Fuja do tráfego de baixa qualidade para sua indústria

Alto tráfego x Sucesso do Negócio

 

Em momentos pontuais você verá que, no mundo virtual, nos deparamos com marcas cujos sites são considerados “líderes de acessos”, dando a entender que, em alguns casos, esse valor acaba sendo percebido como uma unidade de medida que mensura o sucesso – ou não – do site em relação à concorrência, e a outros sites publicados na Internet.

 

No entanto, será que essa unidade de medida representa realmente o sucesso para o negócio?

 

Em alguns negócios, como portais de notícias, existe uma necessidade de dar ao público a sensação de volume em acessos. E isso tem um motivo: os anunciantes buscam sites que possuem um tráfego de peso para divulgar seus produtos e serviços e, assim, angariar mais pessoas. Por isso, os portais ganham com um preço maior que eles podem cobrar de seus anunciantes com relação à exposição de suas marcas.

No caso de empresas que buscam ofertar produtos ou serviços – como é o caso do setor industrial – não será necessariamente a quantidade de pessoas que acessarem o seu site que evidenciará o sucesso ou não do seu negócio no mundo online. E isso, logicamente, decorre do fato de que seu produto/serviço é destinado a pessoas cujas necessidades são específicas.

Um site que vende máquinas pesadas que tiver um tráfego de pessoas que visam saber sobre um jogo de futebol não terá um incremento de vendas significativo com a audiência desse público, por exemplo.

“Se o tráfego vier de forma gratuita, não tem problema”

Muita gente pensa que se o tráfego desse tipo decorre “naturalmente”, ou seja, sem que haja investimento para a sua entrada, então não há contrapartida alguma. No entanto, isso não é verdade: muito se perde em se tratando de recursos, tanto financeiros, como por exemplo custos de hospedagem do site, quanto em se tratando de tempo, seja do usuário, seja das pessoas envolvidas na operação.

Imagine uma empresa que venda peças no varejo, e tenha um site que não deixe isso muito claro ao seu usuário. Este, por não conseguir ter certeza do que está sendo ofertado, encaminha um e-mail à organização e entra em contato com o chat do site. Assim, nessa pequena interação, temos uma perda de tempo do usuário, tempo de dois profissionais envolvidos no negócio, além do uso da plataforma do chat que está a serviço da empresa e que poderia estar atendendo clientes potenciais. E isso, é importante salientar, em decorrência de uma falha que poderia ser evitada: uma comunicação mais clara dentro do site.

Por isso…

Fundamental, portanto, é você pensar o site da sua indústria de forma que ele contenha uma estrutura e organização clara, com informações precisas sobre o seu negócio e sobre o que você está ofertando, minimizando a perda de recursos dos quais falamos anteriormente (caso tenha interesse, acesse este link que fala sobre como adquirir visitantes de qualidade para seu site, e este link, que fala mais sobre o público a ser conquistado por você para sua empresa).

Preze pela qualidade do seu tráfego, de forma que ele seja composto de pessoas que sejam clientes ou potenciais clientes da sua empresa.

Uma estratégia de comunicação é a chave para trazer as pessoas certas à porta do seu negócio.
Você tem muito a ganhar – seja em tempo de trabalho e recursos disponíveis, e estará mais perto de ficar à frente do seu mercado.