Já falamos em diversas oportunidades a respeito da importância de um público adequado aos seus produtos e serviços (como neste e neste post), dissemos do quão relevante é estudar e trabalhar no sentido de aumentar a taxa de conversão no site da sua indústria (neste post), e também em como reduzir os custos de aquisição do cliente (aqui).
São informações de grande interesse para tornar sua marca mais destacada no mercado, e alavancar seus resultados.
E agora gostaríamos de trabalhar em cima de um assunto primordial de bastante relevo para o sucesso do seu negócio: os leads qualificados.
Afinal, o que são leads qualificados?
Basicamente, um lead corresponde a um usuário que, interessado em alguma informação/produto/serviço da empresa, entregou suas informações em troca. Sendo assim, um lead é uma pessoa que pode ser impactada pelas ações da empresa. Seja por um número de telefone, um e-mail, ou qualquer outra forma de conexão que gere um relacionamento e, consequentemente, corresponde a uma oportunidade de se fazer negócio.
Um lead qualificado é um lead que possui características importantes para ser considerado “especial”, ou seja, são leads que possuem grande potencial em se tornarem clientes.
Assim, um lead qualificado é um lead pronto para ser abordado de forma que ele adquira seu produto ou serviço.
A importância dos leads qualificados para sua indústria
Para prosperar, um negócio necessita não só manter seus clientes antigos, suprindo-os sempre que necessário, mas também adquirir novos clientes.
Nesse sentido, os leads qualificados são oportunidades de aquisição de novos consumidores da sua marca, na medida em que eles já percorreram uma parte do caminho necessário para se tornarem clientes da sua indústria e, portanto, devem ser tratados de forma diferenciada, e de acordo com suas características que lhes são próprias.
Com isso, identificamos que construir leads qualificados corresponde a uma estratégia fundamental para o seu empreendimento crescer.
Gerar leads qualificados não é uma tarefa fácil, na medida em que é necessário que você construa um processo de confiança e ensino aos seus usuários, seja com relação à sua marca e sua empresa, seja em relação aos seus produtos/serviços. No entanto, é a estratégia certa para ampliar o seu empreendimento e construir uma maior rede de clientes ao seu negócio. É, portanto, uma ação obrigatória!
Como gerar leads qualificados para sua indústria
Para isso, é fundamental que você trabalhe no sentido de nutrir seus visitantes de informações e dados a respeito do seu mercado, de forma que sua marca seja vista como aquela que atua na dianteira em relação aos outros players do mercado, pois tem propriedade e conhecimento do assunto.
E isso é conseguido por intermédio do conteúdo que a empresa dá aos seus potenciais clientes, em troca de suas informações de contato, e outros dados importantes para categorizá-lo como um lead qualificado.
Nesse sentido, é necessário que haja um formato de trabalho por parte da sua indústria que tenha como meta abastecer seus potenciais clientes de conhecimento necessário para tomar a melhor decisão e, ao mesmo tempo, mostrar o porquê de você ser a empresa que melhor se encaixa nos atributos necessários para a escolha.
Conclusão
Um lead qualificado, portanto, é um lead que foi trabalhado para chegar onde chegou. Por isso, tenha sempre em mente que não serão todos os usuários que acessam seu site que se tornarão compradores do seu produto/serviço, automaticamente.
É preciso persistência, atrelado a um trabalho constante de desenvolvimento e educação com aquele que ainda não é seu cliente. Como dito anteriormente, não é fácil, mas é recompensador!