5 Fatos que aconteceriam se a Internet existisse durante a Proclamação da República

Hoje é um dia muito importante para o Brasil, pois celebramos a data na qual o Brasil tornou-se uma República, e a figura do imperador foi substituída pela figura do presidente. Hoje é dia da Proclamação da República.

E, nesse período, poucas eram as formas de “espalhar” essa notícia ao resto do mundo, como o caso das cartas, e do próprio boca-a-boca daqueles que viajavam para outras partes do globo. Isso acabava sendo extremamente demorado, ainda mais levando em conta as longas viagens de navio as quais eram realizadas.

Para celebrarmos essa data, a Whebi pensou como seria a Proclamação da República no Brasil se a Internet já tivesse sido inventada. O que teria acontecido se essa poderosa “invenção” já existisse em 1889?

Temos, portanto, algumas sugestões:

1. Postagens nas Redes Sociais

Muitas postagens relativas ao ocorrido surgiriam, e uma explosão de opiniões, tanto em prol da República quanto contra o movimento e manutenção da Monarquia seriam externadas. Comunidades de apoio e contrárias seriam criadas, e uma onda de selfies e hashtags seriam criadas pelos usuários, como #vivarepublica e #forçamarechal do lado dos apoiadores, e #ficadpedro ou #vivamonarquia do lado dos apoiadores da Monarquia vigente. Uma grande quantidade de memes seriam criados e viralizados na rede, principalmente com as imagens das principais figuras do fato, Marechal Deodoro e D.Pedro II

2. Vídeos ao vivo

Teríamos diversos vídeos de transmissões ao vivo direto do local onde havia sido feito o levante revolucionário, e entrevistas com os personagens do fato bombariam no Youtube. Uma lista de canais seriam abertos divulgando vídeos com comentários políticos e com opiniões de ambas as correntes, assim como mesas de debates e vídeos de manifestações contrárias e favoráveis ao ato..

3. Anúncios das lojas e empresas e cupons de desconto

Anúncios no Google Ads e Meta Ads iriam aproveitar a oportunidade e criariam cupons de desconto para os seus respectivos sites, como REPUBLICA15%OFF, ou DEODORO10%. Diversos posts seriam criados para estimular o acesso e a compra dos clientes interessados em algum produto que fosse de seu interesse. Esse seria o momento ideal para aproveitar as promoções dessa mudança de regime, e de acessar as lojas que mais disponibilizassem cupons.

4. Empregos no Linkedin, Catho e afins

Muitos perfis do Linkedin seriam alterados no momento – dentre eles do próprio D.Pedro II, que iria ter seu trabalho ajustado de “Imperador do Brasil” para “Procurando uma Oportunidade”. Ao mesmo tempo que diversos ministros do período monárquico acabariam tendo de deixar seus currículos na Catho, Manager e outros sites para essa finalidade. Do lado republicano, ao contrário, os principais líderes e articuladores teriam mais pontos a serem colocados na plataforma, otimizando ainda mais o seu currículo e oportunidades futuras.

5. Grande concentração de carros do Uber no local do fato

Muitas pessoas enxergariam uma grande oportunidade no momento, e se deslocariam para o local onde ocorreu a proclamação, fornecendo seus serviços para levar e trazer as pessoas para lá e, assim, ganhando com esses deslocamentos. Um enorme trânsito se faria no local, e formas alternativas de acesso seriam criados, de forma a suprir o gargalo decorrente de tanta fila.

Essas seriam algumas situações hipotéticas que aconteceriam no período.

E você, qual sua sugestão? O que você acha que aconteceria nesta data, com a existência da Internet?